Como usar uma mangueira de irrigação por gotejamento em jardins orgânicos

As mangueiras de gotejamento são uma alternativa aos sistemas de irrigação convencionais e aos próprios sistemas de gotejamentos mais complexos. De acordo com a University of California Cooperative Extension, as mangueiras de gotejamento minimizam a evaporação e oferecem água de maneira mais uniforme, são mais tolerantes a impurezas e sais minerais na água que se ligam a outros tipos de sistemas de gotejamento ao longo do tempo. A desvantagem é que elas são vendidas por muitas marcas diferentes e o tempo de irrigação dependerá de cada uma delas individualmente. Por essa razão, a melhor abordagem ao usar várias mangueiras é não misturar marcas.

 

Escrito por Duane Craig | Traduzido por Julio Vizo

O que você precisa?

 

  •  Mangueira de gotejamento
  •  Bocais de encaixe
  •  Desconector

 

Instruções

 

  1. Desenhe o layout do jardim em um papel. Assim que terminar, desenhe linhas que representem as plantações de verduras e legumes e círculos que representem o relevo do terreno e plantações individuais.

  2. Prepare o solo e deixe-o o mais nivelado possível.

  3. Coloque a mangueira a 5 cm no solo, próximo aos locais onde estejam as linhas e elevações. Conecte vários pedaços de mangueira utilizando os encaixes apropriados. Não as deixe maiores do que 15 m de comprimento.

  4. Encaixe o bocal da mangueira na torneira mais próxima. Se não houver, use uma mangueira convencional para ligar a torneira e a mangueira de gotejamento.

  5. Feche o outro lado da mangueira de gotejamento com o encaixe apropriado.

  6. Instale o desconector na torneira que servirá a mangueira de gotejamento.

  7. Ligue a água e veja se há vazamentos nas conexões feitas.

  8. Cubra a mangueira com solo.

  9. Faça a plantação seguindo o layout pré-estabelecido ao longo da mangueira.

  10. Monitore o nível de umidade do solo próximo às plantas para se certificar de que as raízes estejam sendo beneficiadas. Certifique-se também de que a mangueira de gotejamento não esteja liberando água demasiadamente, de modo que ela esteja se alojando embaixo das raízes.

    Dicas & Advertências

     

    • Para grandes jardins que exigem várias mangueiras, utilize um coletor na torneira, que lhe permitirá conectar vária mangueiras e ainda ligar cada uma individualmente.

    • Outra boa ideia é utilizar temporizadores que ligarão e desligarão as mangueiras no tempo certo.

    • Instalar um filtro na torneira da mangueira de gotejamento ajudará a prolongar a vida útil dela.

    • Siga as instruções do fabricante. Algumas mangueiras podem necessitar de um regulador de pressão.

    • Qualquer tipo de sistema de irrigação pode desenvolver vazamentos. Cheque regularmente. Não deixe sistemas funcionando se for viajar, a menos que alguém o verifique regularmente para você.

    Fonte: eHow